SEJA BEM VINDO COLECIONADOR



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

COLEÇÃO OFICIAL DO MUSEU BRITÂNICO DE HISTÓRIA NATURAL

© Patrick Król Padilha
O Museu Britânico de História Natural (MBHN) é bem famoso na área de paleontologia pois a Inglaterra foi o berço da palavra "Dinossauro", criada em 1842 por Owen. O museu tem uma loja de lembranças e até a década de 1990 a coleção de dinossauros de brinquedos oficiais do museu era a coleção Invicta, que era mais vasta porém em muitos aspectos um tanto ultrapassada porque muitos modelos retratavam os dinossauros como eram imaginados há 50 anos ou mais. Por isso o museu resolveu substituir a linha por ma nova, esta produzida pela empresa Toyway, também da Inglaterra. A nova coleção é mais atualizada, retrata muitos animais famosos e alguns tipicamente britânicos como o Baryonyx. Outra diferença é que a nova linha é menor, tem muito menos miniaturas e é pintada com mais detalhes que a linha anterior, produzida pela Invicta. Vemos então conhecer cada modelo.

BARYONYX
© Patrick Król Padilha

Este é um dos modelos de dinossauro da coleção que retrata uma espécie inglesa. Comparado com muitos outros modelos, este Baryonyx é um dos melhores disponíveis retratando tal terópode, com somente algumas falhas, como um crânio estranhamente arredondado, quando deveria ser um pouco mais estreito. A coloração é legal, verde escuro sobre um fundo marrom alarajado com listras marrom escuras sobre o verde. Combina com este dino e o detalhamento é bom, razoável. A parte dorsal do animal, bem como cabeça e membros e cauda também são cobertos com uma textura de escamas redondas com alguns finos sulcos em alguns pontos. Já a parte inferior do boneco é toda texturizada com sulcos paralelos, diferenciando a parte de baixo da de cima.
© Patrick Król Padilha

Felizmente a grande garra que dá nome ao animal foi esculpida e os dentes, apesar de não serem totalmente separados foram pintados individualmente, dando mais realismo. Um detalhe que não curti foi o detalhe os olhos, pintados de verde com um ponto preto como pupila, simples demais, dando ao animal uma aparência idiota.
© Patrick Król Padilha

Um ponto positivo é que a cauda está levantada e o boneco para em pé sem apoio extra, o que acontece atualmente com vários tipos de bonecos de terópodes. Na barriga do modelo diz "Baryonyx Natural History Museum Toyway". É relativamente grande, medindo 23 centímetros de comprimento por 8,7 de altura.

IGUANODON
© Patrick Król Padilha

Outro modelo que retrata uma espécie britânica, este é um dos melhores Iguanodons disponíveis em forma de brinquedo. Apesar do animal ser famoso, poucas linhas optam por fazê-lo, pois ele não é atrativo na aparência. Não é ameaçador, não tem chifres garras ou placas osseas, nem armadura ou sequer uma crista. Isso faz do Iguanodon um dinossauro entediante.
© Patrick Król Padilha

Apesar disso eu adoro esse modelo, que é meu favorito da coleção, junto com o Diplodocus. Esse modelo é cientificamente bom, razoável, pois retrata o animal bom um bico, como deveria e posicionado nas quatro patas. As patas dianteiras apresentam o esporão que fica no dedão e o detalhamento é bom, apesar de estranho.
© Patrick Król Padilha
© Patrick Król Padilha
Em vez de escamas redondas ou de forma similar, a pele tem uma textura que me lembra uma pedra pomes, aquelas usadas geralmente para lixar o pé. Ele tem pequenos buraquinhos pelo corpo, com rugas de pele realistas e um bom detalhe de sulcos na cauda imitando dobras na pele.

STEGOSAURUS
© Patrick Król Padilha

O Estegossauro dessa coleção é bem interessante. A começar pela coloração que adoro porque foge do clássico padrão, Estegossauro verde com placas vermelhas ou alaranjadas. A cor é branca, mais para cinza com manchas vermelhas de formas variadas, espalhadas pelo corpo desde o pescoço até a cauda. As placas são de uma tonalidade marrom alaranjada, que desce um pouco para o dorso do animal que é levemente amarronzado. A cabeça não é muito boa, mas apresenta pelo menos um orifício do ouvido. Infelizmente o bico córneo do bicho e a parte da garganta revestida com pequenas placas não foram modelados, deixando esse Estegossauro menos correto e com uma cara de riso. A texturização de pele é boa, tem o mesmo estilo da pele do Iguanodon, com pequenos orificios e musculatura bem delineada por dobras de pele. As placas e os tagomizers são detalhacos com sulcos verticais, indicando uma textura óssea ou de pele rugosa. Em geral eu gosto deste Estegossauro, embora não seja o melhor que você pode achar por aí.

KENTROSAURUS
© Patrick Król Padilha


esse é outro estegossaurídeo da coleção e um tanto incomum pra os padrões de bonecos de dinossauros. Pelo menos era na época de lançamento, porque quando este boneco era novidade ainda não tínhamos o Kentrossauro da Safari nem o Kentrossauro da Procon Colleta.
© Patrick Król Padilha
Esse modelo tem um padrão de pele mais escamoso, com escamas esculpidas da mesma forma que no Baryonyx, sendo de formatos variados e também diferenciando-se em tamanho. Na barriga também temos os sulcos que formam dorbras de pele.
© Patrick Król Padilha
A cabeça é bem simples, nada de bico infelizmente e as placas e espigões foram simplesmente sulcados verticamente como no outro estegossaurídeo.
© Patrick Król Padilha
Apesar de simples é um boneco bem legal, embora seja muito pequeno, o menor da coleção na verdade.

CORYTHOSAURUS
© Patrick Król Padilha

Esse Coritossauro é o outro ornitópode da coleção, muito mais atrativo visualmente que o Iguanodon. Primeiramente que a coloração é vibrante, sendo de uma cor amarelo forte, quase alaranjado, com um padrão no dorso, seguindo a linha da coluna, na cor laranja escuro, avermelhado, com outra faixa marrom mais abaixo.
© Patrick Król Padilha

A crista é um espetáculo aparte, com a coloração vermelho forte com listras verticais pretas. Esse hadrossaurídeo foi esculpido com o mesmo padrão de escamas que o Kentrossauro e Baryonyx, porém sua pose é um tanto estática, embora o pescoço esteja um pouco curvado. Felizmente a boca apresenta um bico e não lábios, como muitos outros bonecos de hadrossauro mal feitos.
© Patrick Król Padilha
Na barriga há a mesma inscrição dos outros bonecos, sendo que o nome do animal é a única diferença. As patas são bem feitas, com dedos individualmente modelados. A cauda longa e musculosa que é característica típica dos hadrossauros foi bem feita nesse boneco. Os olhos desse modelo são um tanto estranhos, mas até que razoáveis.

TRICERATOPS
©
Patrick Król Padilha
Este modelo do Triceratops é bem legal, principalmente pelo padrão de textura da pele, bem escamosa. Aparentemente ceratopsídeos deveriam ter pequenas protopenas saindo de suas costas, seguindo a linha da coluna, o que já é comum se ver em reconstruções mais recentes de animais deste grupo, mas acredito que os maiores dinos de chifre não possuiam tais atributos.
© Patrick Król Padilha
Este modelo é razoavelmente correto, apesar de alguns erros anatômicos, como as patas viradas pra frente e totalmente retas. Estudos indicam que os ceratopsídeos andavam com as pernas parcialmente dobradas e que a palma da "mão" ficava virada para dentro e não pra trás, como neste modelo. O escudo ósseo parece ser conservador, pequeno, o que pra mim é um ponto negativo. Apesar do Triceratops não ter o maior escudo de todos, era razoavelmente grande o que não foi bem retratado neste brinquedo.
© Patrick Król Padilha
Os chifres apesar de simples, são bem feitos, com uma textura óssea feita com sulcos seguindo o comprimento do chifre. As narinas são particularmente bem feitas, enquanto que o bico córneo, embora tenha forma de bico, não é bem texturizado para representar a camada queratinosa que deveria haver ali.
© Patrick Król Padilha
© Patrick Król Padilha

A cauda é proporcional, nem curta demais, nem comprida demais, mas o suficientemente adequada a um ceratopsídeo, que como sabemos apresentavam caudas mais curtas que a de outros dinos. Aparentemente o boneco também apresenta esculpida a cavidade auditiva do animal, um pequeno ouvido.

ANKYLOSAURUS
©
Patrick Król Padilha
Esse herbívoro foi outro dino escolhido para a coleção e é um clássico, porém anatomicamente está incorreto. Primeiramente temos a carapaça ou couraça, que apresenta pequenos calombos ósseos em fileiras regulares e quase todos do mesmo tamanho. Pesquisas recentes indicam que o Anquilossauro tinha placas mais achatadas nas costas e de tamanhos variados.
© Patrick Król Padilha
Até hoje que eu lembro, somente os Anquilossauros da Carnegie e Procon tem uma couraça corretamente esculpida. As patas são outro poblema, pois se olharmos o boneco frontalmente, perceberemos que o lado esquerdo do corpo é mais baixo, as patas estão posicionadas de forma estranha, com o joelho da pata traseira e o cotovelo da dianteira tocando o chão.
© Patrick Król Padilha
Dá a impressão que o animal está caindo, deitando de fraqueza ou durante um ataque. Enquanto que isso é estranho para um animal sozinho, poderia ser útil quando utilizado num diorama com um predador. Este modelo tem 20 centímetros de comprimento e 7 centímetros de altura.

DIPLODOCUS
©
Patrick Król Padilha

O clássico Diplodocus é o único saurópode da coleção e de longe o boneco mais impressionante. É o maior deles, medindo cerca de 38 centímetros de comprimento e 10 centímetros de altura. Poderia ser ainda mais longo se a cauda estivesse totalmente esticada. Alguns colecionadores acreditam que este Diplodocus pode ter sido planejado originalmente para a linha "Caminhando com os Dinossauros", não tendo sido realizado com o cancelamento da coleção. Isso ocorre porque dentre todos os bonecos da coleção do MBHN, este é o único com um padrão de texturização não repetido em outro modelo.
© Patrick Król Padilha
Por exemplo, o Anquilossauro tem o mesmo padrão do Kentrossauro, Corythosaurus, Triceratops e do Baryonyx. Já o Iguanodon e o Stegosaurus também tem padrão de texturização igual. Por outro lado, o material do Diplodocus e seu acabamento lembram os da coleção Caminhando com os Dinossauros, embora não apresente espinhos desde a nuca e tenha uma cor diferente da apresentada na série. Enfim, eu ainda não tenho todos os dessa coleção, me faltam o T-rex, o Carnotaurus e o Megalosaurus, então não posso garantir nada.
© Patrick Król Padilha© Patrick Król Padilha
Este modelo sem dúvida é excelente, retrata muito bem o porte e anatomia do Diplodocus, embora os pés não estejam totalmente certos, tendo mais unhas do que deveria, tanto nas patas traseiras quanto nas dianteiras. A forma das patas dianteiras também são estranhas, deveriam ser mais em forma de ferradura do que totalmente redondas. A cabeça é legal, mas sem muitos detalhes, o corpo tem um padrão de textura fraco, bem simples, ou seja, várias "dobras de pele" feitas com sulcos finos ao longo de todo o corpo.
© Patrick Król Padilha© Patrick Król Padilha
Alguns detalhes da musculatura são legais, mas não totalmente certos. Como podem ver, a pintura é bem semelhante à cor dos elefantes, com exceção de que tais mamíferos não tem uma faixa preta cruzando os flancos. Geralmente cores assim são escolhidas para animais grandes. No quadril há o começo de uma fileira de espetos ósseos na linha da coluna, que estende-se até a ponta da cauda, que por sua vez é fina e curvada, como um chicote, retratando bem tal aspecto dos diplodocídeos.
© Patrick Król Padilha© Patrick Król Padilha
TYRANNOSAURUS REX
Em breve
CARNOTAURUS
Em breve
MEGALOSAURUS
Em breve

2 comentários:

Unknown disse...

muito legal continue assim!!!!

Unknown disse...

É a segunda coleção que vc posta que acompanho, sempre muitos legais seus comentários dos modelos apresentados. Estou desenvolvendo uma maquete do período mezosóico. Digo mezosóico pois nela irei colocar espécies que viveram em vários períodos do mezosóico. É complicado encontrar boas réplicas no mercado comum, onde produzem pra crianças. Então, procurei os mais realísticos e pintei seguindo alguns padrões de cores que encontrei no google. Estão ficando bem legais, caso se interesse em conhecer meu trabalho segue meu e-mail: rafael.duarte.silva@hotmail.com abraços!

Postar um comentário