Páginas

SEJA BEM VINDO COLECIONADOR



domingo, 5 de setembro de 2010

PREHISTORIC MASTERPIECE COLLECTION

A dupla dinâmica!
© X-Plus
Bem, nesta postagem falarei sobre alguns modelos fabricados pela empresa X-Plus, cuja sede fica em Osaka, Japão. O nome da coleção é "Prehistoric Masterpiece Collection" e conta com apenas dois modelos de dinossauros infelizmente. Digo infelizmente porque os modelos são excelentes, ultra detalhados e grandes. O melhor de tudo é que tem a anatomia muito boa se comparada a outros dinossauros. Veja mais sobre ambos no resto da postagem.

A melhor vantagem destes dois modelos era o preço, muito baixo se comparado ao preço de outros modelos disponíveis no mercado, como modelos da Papo. Na verdade se compararmos os preços em dólares, um Tiranossauro Papo tem quase o mesmo valor ou até mais que um Albertossauro da X-plus, porém a vantagem deste modelo aqui apresentado é o tamanho, muito maior e o caráter mais científico, com acabamento específico para colecionadores.
Outros modelos são bonecos simples, produzidos em massa para crianças brincarem, mas estes aqui, apesar da popularidade e preços acessíveis, não são brinquedos e sim peças de enfeite, decoração, servindo apenas ao propósito de exibição.
Até onde sei, são de um material quebradiço, um plástico mais seco e quebrável, que se submetido a choques quebra facilmente. Por isso não recomendaria esta miniatura a uma criança, pelo contrário, só indico a adultos, colecionadores sérios e comprometidos em manter a peça apenas em exposição. Outra vantagem é que ambos são representações de animais da mesma época e local, o Cretáceo de Alberta, Canadá. Assim podemos fazer dioramas com os dois interagindo sem pecar na cientificidade. Alguns julgam o Estiracossauro um pouco magro demais, o que não deixa de ser verdade, mas esse detalhe pode ser usado a favor de colecionadores que gostam de dioramas, pois podem retratar um animal debilitado, talvez representando um período de seca e falta de comida.
© X-Plus
O modelo do terópode mede cerca de 56 centímetros de comprimento, ou seja, é muito grande comparado à modelos distribuídos como brinquedos. Já o ceratopsídeo é um pouco menor, "só" 37 centímetros do bico até a ponta da cauda.
A coleção também conta com duas versões dos mesmos modelos sem pintura, ou seja, para o comprador poder pintar a seu gosto em casa. Estas versões são mais comuns do que as pré-pintadas pintadas nos dias de hoje.
Infelizmente, parece que a produção de tais modelos foi interrompida, ou seja, a cada dia ficam mais raros e consequentemente mais caros. O preço original era de cerca de 15 dólares dos Estados Unidos, hoje alcançando habitualmente uns 35 dólares ou mais por cada em sites de leilão. Como sempre os carnívoros atraem mais o público, o mais caro e raro agora é o Albertossauro. Ainda são relativamente fáceis de encontrar no Ebay com uma certa paciência ou em sites de miniaturas de outros países, mas o preço e o frete para miniaturas de tamanho porte não sai barato não.
Confira abaixo fotos dos modelos tiradas pelo colecionador Ashley Hoover, dos Estados Unidos. Estas imagens retratam bem a realidade de cada peça, com detalhes.
© Ashley Hoover
© Ashley Hoover

0 comentários:

Postar um comentário