Páginas

SEJA BEM VINDO COLECIONADOR



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DO RESSURGIMENTO DA COLEÇÃO DO IKESSAURO AOS DIAS ATUAIS

Oi pessoal. Quem conhece o Blog do Ikessauro deve me conhecer, sou Patrick Król Padilha, um ávido colecionador de animais e outros seres pré-históricos em miniatura. Coleciono miniaturas de todos os estilos e me considero um colecionador completista, daqueles que procura completar cada coleção com todos os modelos que compõe a coleção. Já fui de colecionar só modelos realistas, depois só os que eu achava legais, mas hoje, apesar de manter resquícios destes comportamentos anteriores, sou um completista. Para saber mais sobre mim enquanto colecionador e sobre minha coleção, veja toda a postagem, que já aviso, é um pouco longa.
Olha eu aí...

Quem sabe se não mudarei no futuro? Comecei "colecionar" (leia-se -> a mãe comprava para eu brincar) dino itens aos 3 anos de idade, quando havia uma febre de dinomania no mundo todo, por volta de 1993. Mas ao chegar aos 7 anos mais ou menos, tudo diminuiu de ritmo, entrei na escola, comecei a ter outros interesses, como acontece com todo mundo. Os dinos ficaram de lado, mas não completamente esquecidos, até eu completar uns 13 anos. Embora não estivesse colecionando nesse período, eu ainda me interessava por animais e pré-história. Me concentrei em estudar répteis atuais nessa época, que para mim parecia algo mais palpável do que seres extintos.
Quando eu tinha 11 anos, era 2001, houve o lançamento de Jurassic Park 3 e com o filme vieram os brinquedos oficiais da marca. Antes que você pense, não, eu não sabia do filme porque aqui nem tem cinema (cidade do interior) e portanto não sabia nada sobre os brinquedos. Mas como todo produto original bom, os dinos do JP3 foram pirateados um ou dois anos depois e não demorou para que essas falsificações chegassem aqui nas populares lojas de 1,99. Eu nem sabia disso, até que conversando com um primo meu e amigos da vizinhança enquanto brincávamos na rua, descobri que eles colecionavam dinossauros destes do JP3. Foi como uma injeção de dinomania direto na veia!
Alguns dos bonecos de JP3 falsificados: ainda os guardo com carinho
© Patrick Król Padilha© Patrick Król PadilhaPatrick Król Padilha© Patrick Król Padilha© Patrick Król Padilha

Não sosseguei enquanto não vi as coleções dos meus amigos. No fim de semana recebi uma grana de presente do meu avô e fui à loja de 1,99 ver umas bugigangas, quando me deparei com um esqueleto de Hadrossauro feito de plástico fluorescente ou fosforescente, não sei bem qual o termo adequado. O bicho tava lá, montadinho na prateleira atrás do balcão com uma planta de plástico e uma miniatura do bicho como era em vida junto. Foi o bastante para eu começar a coleção, agora pra valer. O bicho era todo detalhado, comparado com qualquer outro dino que eu já havia visto (notem que nunca havia usado internet à vontade naquele tempo, só via de vez em quando na casa de um ou outro amigo...) em forma de brinquedo e estava ali, por apenas R$3,00 reais! Comprei na hora e saí imaginando como ficaria no meu novo quarto, pois estávamos reformando a casa e eu ia ganhar um quarto só pra mim.
Esse é o esqueleto de Hadrossauro e acessórios
© Patrick Król Padilha© Patrick Król Padilha© Patrick Król Padilha

No caminho encontrei meu primo e mostrei a novidade. Foi aí que ele disse que o Hadrossauro era apenas 1 de uma coleção de 12 modelos. Surtei! Digo, surtei internamente é claro, pois não sou de mostrar tais comportamentos. Na minha mente corria a imagem de eu completando a coleção a cada passo. Imaginem o que eu pensei quando ele me falou que na coleção tinha até um Tiranossauro rex, Triceratops e um Ceratossauro.
Fui pra casa pensando em dinos e mais nada. Cheguei em casa e guardei o esqueleto com todo jeito na gaveta, até ter outro local melhor pra colocar e fui fuçando pela casa, atrás de antigos bonecos de dinossauros.
Encontrei uns bem pequenos e dois maiorzinhos, um "Dilofossauro" (imaginem um rex bem retrô com cristas!) e um Parassaurolofo. Catei ambos e os miúdos e guardei com meu esqueleto de Hadrossauro.
© Patrick Król Padilha

À noite, já com os moleques da rua brincando nas ruas do bairro comentei sobre minha retomada de coleção e ficamos falando disso. Até que convenci um dos meus amigos a mostrar os dinos dele, pois eu ainda não tinha visto. Ele me mostrou a coleção dele e eu perguntei se ele venderia ou trocaria algum. Para minha surpresa ele disse que venderia ou trocaria sim. Comprei dele um Braquiossauro "enorme", que para mim era excelente e extremamente realista, por apenas R$2,00 reais (depois de quase um ano é que descobri que ele havia roubado o dino dum primo dele... daí o motivo da venda tão barato).
Meu Brachiossauro de R$2,00 reais
©
Patrick Król Padilha

Essas primeiras aquisições foram fatores que impulsionaram o ressurgimento da dinomania em mim e que não parou até hoje. Com o meu novo quarto logo montei pequenas prateleiras para expor meus "tesouros" e depois a cada novo modelo adqurido, menos espaço ia sobrando nas prateleiras. Nunca quis manter tudo encaixotado.
© Patrick Król Padilha

Nem os modelos mais simples e baratos. Até hoje mantenho quase todos em um armário de madeira com portas de vidro no meu quarto, outros em uma prateleira de aço, mas ainda mantendo na coleção todos estes primeiros modelos que consegui.
No fim das contas acabei comprando/trocando toda a coleção de dinos dos meus amigos e do meu primo, uma vez que eles não tinham a dinomania "no sangue" como eu, apenas seguiam uma tendência, modinha, seja lá como você acha melhor falar. Continuei juntando meus bengos, como dizem alguns conhecidos e familiares meus e a cada ano ia me tornando mais exigente na qualidade das peças, optando não por todo e qualquer brinquedo, mas só pelos melhores. Também sempre busquei variedade de tamanho, cor e principalmente de espécies, pois já estava saturado de tanto ver "T.rexes", Triceratops e Braquiossauros o tempo todo e nunca achar por aí um diferente, principalmente não dinosssauros, como Pterossauros, Répteis Marinhos entre outros.

Minhas fontes de compra eram sempre as lojas de 1,99, uma vez que na minha cidade não há quase nada de comércio de brinquedos originais. Por volta de 2007 é que fui começar a ter acesso à informática, quando meu pai pagou um curso de informática básica pra mim e como eu possuia um tempo de acesso grátis à internet no curso, ia sempre adiantado e ficava fuçando no Google atrás de fotos de dinos, até que lembrei que poderia haver fotos de brinquedos também.

Conheci os sites de venda mais a fundo e comecei a procurar no Mercado Livre. Tudo eu queria comprar e nada eu conseguia comprar. Fotos de brinquedos de outros países me encantaram, apesar de eu achar que nunca poderia conseguir um pra minha coleção, entre estes e especialmente o Tiranossauro Papo.
A primeira coisa que comprei via internet foi no próprio Mercado Livre, um lote com dois dinossauros plásticos, um Saurópode e um Plesiossauro. Não lembro a marca, naquela época eu desconhecia as empresas fabricantes e pouco manjava de inglês para ler a respeito. O lote custava só R$10,00 reais e o frete ia sair uns R$17,00 e eu tinha dinheiro para pagar. Comprei no site durante o curso mesmo, porém voltando pra casa passei pela lojinha de bugingangas onde habitualmente comprava as coisas e vi uns dinos bem legais, falsificações dos modelos da coleção Dino Valley 2, da empresa Chap Mei Toys, acho que da China. O preço era uns R$32,00 reais e vinha uns 5 ou 6 dinos grandinhos num pacote. Não resisti, comprei o pacote e dei o bolo na mulher do Mercado Livre, algo que hoje não faria de modo algum, pois os vendedores pagam para anunciar no site e só devemos comprar se vamos realmente pagar, o que eu não sabia na época.

Tomei uma qualificação neutra (até hoje agradeço à vendedora por não ter sido negativa). Depois daquele fiasco, a próxima compra foi num site que nem sei se hoje existe, procurei e nem achei, mas acho que o nome era E-vendas.com.
Foi o álbum do Chocolate Surpresa da Nestle, que foi a primeira coisa de dinos que tive e que havia perdido. Depois um álbum do Jurassic Park completo e raríssimo do mesmo vendedor. Daí em diante não parei mais com o comércio virtual e hoje em dia posso dizer que pelo menos 80% dos meus itens foram comprados na internet de gente de todo canto do Brasil e do mundo. Já negociei com gente de todas as regiões brasileiras e recentemente comecei a comprar e trocar com gente de outros países, que incluem até o momento Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Austrália, Espanha, China e Estados Unidos.

Minha coleção aumentou o nível de qualidade dos modelos e também de preços, a variedade de espécies, hoje apresentando uma maior gama de seres não-dinos, como mamíferos, répteis marinhos, pterossauros entre outros. A cada mês que passa alguns novos itens entram na coleção. Meu quarto está ficando pequeno... por hoje é "só isso", qualquer hora eu volto a contar mais umas curiosidades da minha jornada como colecionador de dinos e seres extintos.
Minha coleção em 25/02/11
©
Patrick Król Padilha© Patrick Król Padilha© Patrick Król Padilha© Patrick Król Padilha
© Patrick Król Padilha
© Patrick Król Padilha

1 comentários:

Anônimo disse...

Melhor canal do mundo

Postar um comentário