SEJA BEM VINDO COLECIONADOR



sábado, 4 de setembro de 2010

CAMINHANDO COM OS DINOSSAUROS

Diversos bonecos da coleção
 Com meus leitores já sabem, tenho uma paixão por dinossauros desde pequeno e nada mais natural do que colecionar itens sobre os mesmos, como bonecos e figurinhas entre outros. Nos últimos meses, pra não dizer nos dois últimos anos, minha coleção teve o foco alterado, voltando-se agora a reunir figuras, chamadas popularmente de bonecos, com mais qualidade, em vez de quantidade e por isso venho pesquisando sobre coleções de várias partes do mundo. Uma das coleções que conheci e que é uma das mais legais que já foram lançadas se tratando de bonecos de dinossauros foi fabricada pela empresa Toyway, no Reino Unido. Estes modelos foram inspirados e lançados como as miniaturas oficiais da série Caminhando com os Dinossauros, que a maioria dos "dinomaníacos" conhece e sabe que é simplesmente a melhor série de documentários já produzida. Então neste post vou tratar da coleção conhecida como WWD (de Walking with Dinosaurs) e que você confere expandindo a postagem.

A coleção é composta de 12 espécies diferentes, todas elas foram mostradas na série, incluindo dinossauros e répteis marinhos, cuja pintura foi feita de acordo com os modelos digitais usados no documentário, além do molde ser igual, para que ficassem o mais parecidos possível com o que se vê nos episódios.
Apesar da fidelidade em aparência, estes modelos não são tão dinâmicos, ou seja, todos tem poses estáticas, como se estivessem parados, nenhum deles tem pescoço virado ou levantado, cauda curvada ou pernas dobradas como se caminhassem ou estivessem correndo. Parece que usaram aqueles modelos virtuais em 3D, estáticos e que giram para podermos ver em vários ângulos, como base para os brinquedos.
As espécies escolhidas foram as seguintes:

A coleção completa
© Ashley hoover
Todos estes modelos foram fabricados e cada um tem características interessantes a serem mencionadas, portanto abaixo você confere descrições individuais e fotos de cada um dos bonecos, tiradas pelo colecionador Ashley Hoover, de sua coleção particular.
Tyrannosaurus rex: O Tiranossauro foi fabricado com o molde e cores iguais ao do documentário como já dito, tem a boca aberta e cauda bem reta, porém um dos pés da figura contém uma espécie de microbase, geralmente usada pelos fabricantes para dar mais estabilidades às figuras que se mostram instáveis, que caem fácil. Um extra da coleção é uma segunda versão do Tiranossauro, que é igual em molde, parecendo apenas ter a boca levemente mais aberta e toda suja de sangue. Foi pintado com manchas vermelhas para parecer que estava comendo e ficou com o focinho sujo.

As duas versões do T.rex
© Ashley Hoover
Torosaurus: Seguindo também a aparência da série, este modelo é legal pela qualidade de detalhes das escamas e do escudo ou gola óssea que apresentava. A pintura é básica, cores escuras, como preto, cinza e branco, tendo manchas amarelas no escudo e chifres pintados de cores amareladas, assim como a borda do escudo. Foi nesta figura que a empresa Salvat se baseou para fazer o Torossauro da Descobrindo o Mundo dos Dinossauros, mudando apenas as cores e poucos detalhes.
Torossauro


 Torossauro Salvat: observe a semelhança com o boneco da Toyway
© Blog do Ikessauro
Stegosaurus: as cores são semelhantes, porém mais vivas que o animal apresentado no documentário, cuja coloração era verde amarelado com placas que ficavam levemente avermelhadas quando o animal bombeava sangue para as mesmas, talvez como sinal de defesa ou para atrair um companheiro. O boneco é verde amarelado com a parte dorsal toda preta com manchas da mesma cor espalhadas em partes do corpo. As placas são totalmente vermelhas com laranja e bordas escurecidas. Novamente a pose é bem estática.

Stegosaurus
© Patrick Król Padilha

Allosaurus: Esse boneco é bem legal, é cinza com a barriga branca e uma face esbranquiçada, adornada com cristas vermelhas na cabeça, acima dos olhos. O corpo contém manchas pequenas e listras pretas, desde o pescoço até a cauda. Bem semelhante ao animal apresentado na tela.
Allosaurus
© Patrick Król Padilha
 
Ophtalmosaurus: Esse boneco é um dos melhores, bem feitinho, cores vivas, porém um padrão sutil, com a parte superior azul marinho e a parte da barriga mais clara em cor amarelo claro esverdeado com 4 manchas redondas de cada lado. Representa bem o animal, pois tem enormes olhos e uma aparência bem realista, assim como no documentário, cuja diferença parece ser apenas a coloração, um pouco diferente, que no filme é menos viva. Esse é o primeiro, para não dizer o único, boneco desta espécie que conheço.
Ophthalmosaurus
© Patrick Król Padilha 
Polacanthus: Bem fiel ao filme, o Polacanthus parece só ter uma diferença, que são os espinhos mais amarelados. Na série estes calombos e espetos são amarelos, porém uma cor opaca, não viva como no boneco, que inclusive é muito bem feito e retrata bem o animal. O melhor deste boneco é que a anatomia parece estar boa e por isso está entre os melhores modelos de Polacanthus já fabricados. Este também foi copiado pela Editora Salvat para a coleção sobre dinossauros lançada por volta de 2001. Pouca coisa foi mudado do original para a cópia feita pela editora.
Polacanthus

 Polacanthus Salvat: observe a semelhança com o boneco da Toyway
© Blog do Ikessauro
Postosuchus: O terror do Triássico foi também feito pela Toyway, seguindo o modelo do primeiro episódio, porém não ficou tão realista quando deveria, talvez porque os dentes não sejam tão pontudos, pois ficaram meio quadrados.
Postosuchus

Postosuchus Salvat: observe a semelhança com o boneco da Toyway
© Blog do Ikessauro
Iguanodon: O Iguanodon é bem interessante, feito nas cores do indivíduo encontrado na América do Norte creio eu. Se não me engano, no documentário um deles é caçado por um Utahraptor, porém o local parece ser uma parte da Europa. Fico confuso confesso, em ver os Utahraptores encontrados nos Estados Unidos, representados no Reino Unido. Bem, pode ser confusão da minha parte. Ele é verde com uma faixa laranja percorrendo as costas até a cauda, com finas listras pretas curtas sobre a mesma faixa. Os cascos são cinzas e o bico córneo preto. Um boneco bem legal, representa fielmente o animal, tanto o representado no documentário quanto a espécie em geral.
Iguanodon

Utahraptor: Um carnívoro que pouco é feito em bonecos e que no molde do animal de Caminhando com os Dinossauros ficou muito bom. Tem uma coloração amarela com manchas pretas pelo corpo, a clássica garra em foice e uma anatomia bem interessante. Somente não aparecem os dentes, pois a boca está fechada e o criadores não optaram por fazer dentes aparecendo para fora da boca fechada. Este boneco vinha junto com o do Leaellynasaura na mesma embalagem.
Utahraptor

Leaellynasaura: O pequenino ornitópode australiano é o menor boneco da coleção, e é bem fiel ao apresentado no documentário em questão de cor. Por ser pequeno foi vendido junto com o Utahraptor, na mesma cartela. É um dos poucos bonecos que representa esta espécie, pois raramente as empresas optam por fabricar bonecos de animais pouco conhecidos.
Leaellynasaura

Liopleurodon: Entre os colecionadores é o mais desejado boneco da coleção e o mais raro e caro para adquirir. A cor é igual ou muito semelhante à do modelo digital e a anatomia é muito boa, considerada uma das melhores reconstruções do animal em forma de brinquedo. A textura da pele é bem interessante, nota-se as escamas proeminente e a boca aberta exibe os dentes.
Liopleurodon
© Ashley Hoover

Ankylosaurus: Na minha opinião o Ankylosaurus é o mais legal dentre os herbívoros da coleção, sendo praticamente uma cópia do que se vê no documentário. A cor e o molde são iguais embora não seja totalmente correto anatomicamente, tendo uma cauda muito curta.
Ankylosaurus

Ornithocheirus: Credo, mais uma espécie que não estava na lista no início da postagem? Sim pessoal, mas não inseri esta espécie na lista devido ao fato de que não é parte da coleção oficialmente. Até onde sei, a empresa Toyway fez o boneco do pterossauro Ornithocheirus, porém não vendeu como parte da série devido à alguns problemas com as asas, que ao que consta acabavam deformando por alguma razão. Por isso alguns bonecos do Ornitocheirus foram dados como brinde em uma revista de uma editora chamada Planet Three Publishing, portanto hoje conseguir um destes é bem difícil.
Ornithocheirus
© Toyway??

Atualmente não são mais fabricados estes bonecos, sendo que todos pararam de ser vendidos por volta de 2000 ou 2001 e tornaram-se mais ou menos raros para achar, mas de vez em quando aparecem à venda no Ebay, usados é claro. Exemplares na caixa original não aberta chegam a custar muito caro.
Espero que tenham gostado desta postagem e peço que continuem visitando o blog, principalmente para conferir postagens antigas. Estou refazendo todas elas, por isso não tenho postado muita coisa nova... mas aguardem que trarei novidades!

Fontes

1 comentários:

Leandro disse...

Onde eu consigo uma miniatura desse Postosuchus vermelho?

Postar um comentário